Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on pocket
Share on whatsapp

6 Dicas para Estimular a Criatividade das Crianças

blank

A infância é um período com enorme capacidade de imaginação. Ainda que as crianças normalmente apresentem facilidade para demonstrar seu lado criativo, os adultos devem sempre incentivar esta prática. Segundo Freud, a criatividade adulta está relacionada com a brincadeira infantil, então, uma criança que é estimulada a usar sua imaginação se torna um adulto mais seguro na tomada de decisões e com maior senso criativo na resolução de problemas, característica essencial para o mercado de trabalho e para as relações sociais.

O envolvimento com atividades criativas e a presença da criatividade no nosso dia a dia é um fato indispensável para uma vida saudável. A seguir listamos 6 dicas de como estimular a criatividade do seu filho:

1 – DEIXE A CRIANÇA TER UM TEMPO LIVRE

O momento de lazer, estimula as interações sociais, além de gerar autonomia e desenvolver melhor tanto o cognitivo quanto o emocional. Quando estão em seus tempos livres, as crianças buscam por aventura e esse estímulo os conectam a um mundo de conhecimento e criatividade.

2 -USE DESAFIOS PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE

Uma importante forma de estimular a criatividade infantil é quando oferecemos desafios para que a criança procure por soluções. Os desafios podem ser propostos em forma de brincadeiras e até mesmo em tarefas do dia a dia. O importante é que a criança tenha que pensar para contornar aquela situação. Deixe seu filho buscar respostas, evitando trazer soluções prontas. Boas perguntas sempre ajudam a estimular formas diferentes de pensar e agir.

3- INCENTIVE A BRINCADEIRA

É por meio das brincadeiras e dos jogos que as crianças conseguem extravasar seus sentimentos como tristezas, alegrias, entusiasmos, passividades e agressividades, o que proporciona um autoconhecimento assim como o conhecimento do outro. Nas brincadeiras de “faz de conta” as crianças exploram e exercitam possibilidades, estimulando a criatividade. Pais que brincam com seus filhos se conectam mais com seus sentimentos e emoções e os ajudam por meio da brincadeira a serem mais corajosos, curiosos, divertidos e felizes.

4- USE DA TECNOLOGIA AO SEU FAVOR

A tecnologia é uma ferramenta positiva, que traz inúmeras vantagens ao desenvolvimento das crianças, desde que usada da forma correta e com o direcionamento certo. Apresente para seu filho aplicativos de conhecimento, que estimulem ele a pensar. Utilizando a tecnologia ao seu favor, a criança tem a ampliação da capacidade visual, desenvolve a coordenação motora fina, ganho de raciocínio e de concentração. Tecnologia em excesso sim pode trazer problemas, por isso a importância de acompanhar a rotina, dosar o tempo de cada atividade gerando autorresponsabilidade na criança.

5 – DESPERTE O PENSAMENTO CRÍTICO

Uma forma de estimular o pensamento crítico das crianças é fazer perguntas quando elas estiverem realizando alguma ação ou brincando. Pensar de forma crítica é analisar e avaliar o ambiente ao redor, a si mesmo e suas ações. Essa é uma habilidade muito importante para a criatividade das crianças, pois elas observarão o que ela está fazendo poderia ser realizado de uma forma diferente. Perguntas utilizando O que?, Qual? Quando? Como seria? Como?…

6 – INVISTA NO CONTATO COM A ARTE, FUJA DA ROTINA

É imprescindível a aproximação da criança com a arte. A música, as artes, o teatro, a literatura, tudo isso desperta os pequenos para novas ideias e possibilidades. Vá a museus, espetáculos de dança, proponha a leitura de um livro. Ensine sobre os artistas, obras, sobre a história. O contato com culturas diferentes e a leitura também são formas de fazer com que a criança tenha maior visão de mundo.

Quer saber mais? Aqui na FashionTeen oferecemos o Programa Kids e Teen Coaching que poderá desenvolver várias habilidades socioemocionais no seu filho, como equilíbrio, autoconfiança, empatia, resiliência, desenvolver receptividade ao invés de reatividade e outras habilidades. Tudo isso com a tia Anna Paula Ramalho, Coach Teen e Kids formada pelo Instituto de Crescimento Infantojuvenil.  Clique aqui para saber mais!

Fashionteen é um espaço criativo que funciona como CONTRATURNO ESCOLAR, na quadra 410 da Asa Sul, em Brasília – DF. Nosso foco é o equilíbrio emocional de crianças e adolescentes, utilizando a #MetodologiaFashionTeen nas modalidades de TEATRO, DANÇA, COSTURA, DESENHO, GINÁSTICA, GASTRONOMIA, ACOMPANHAMENTO ESCOLAR e muito mais!

 

blank
Instagram
Rolar para cima