Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on pocket
Share on whatsapp

5 Frases Positivas que temos que dizer para nossos filhos

blank

As palavras têm poder e um impacto muito grande nas relações humanas, todas as frases que ouvimos ao longo dos anos são como sementes que foram plantadas inconscientemente em nossas mentes, por isso o que falamos aos nossos filhos tem uma força transformadora. Enquanto palavras positivas colaboram para o bom desenvolvimento dos filhos e melhoram o relacionamento da família, as negativas atrapalham e trazem graves consequências, inclusive para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis dentro e fora de casa. Com palavras positivas, você ajuda a construir e alimentar pensamentos positivos.  Neste post citamos 5 frases positivas que são muito importantes para dizermos aos nossos filhos.

      1 – EU TE AMO

O amor é o ingrediente essencial para a construção de uma família saudável emocionalmente e unida, quando você diz aos seus filhos que os ama, eles se sentem em um ambiente seguro e com acalento, além de mostrar a importância em demonstrar os seus sentimentos. Uma frase simples proporciona educação afetiva e pode fazer toda a diferença para a formação emocional das crianças. O amor transforma, empodera, acalenta, traz segurança para a criança e estabilidade emocional.

       2- EU SEI QUE VOCÊ PODE!

É importante que, desde cedo, você incentive e mostre para seu filho que ele pode fazer suas coisas e se realizar sozinho, o que ajuda a desenvolver coragem e o senso de autorresponsabilidade. Dê o espaço e o tempo que ele necessite para que realize novas atividades. As crianças irão crescer sentindo-se confiantes sobre suas escolhas, se souberem que seus pais têm confiança e acreditam nelas. Eles precisam saber que você confia em seus pensamentos e que respeita suas decisões. Errar faz parte do processo de aprendizado ajude-os a aprender com os erros e pensar como poderia realizar o que aconteceu de uma forma diferente, que gerasse outros resultados, outras atitudes, sentimentos e pensamentos.

       3 – ESTOU ORGULHOSO DE VOCÊ!

É importante que seu filho entenda, desde cedo, o seu valor e o quanto ele é uma pessoa especial, com todas as suas qualidades e defeitos. Utilize essa frase não só quando ele atinge sucesso no objetivo, fale mesmo se ele não conseguir, para mostrar que o importante é tentar e não desistir. Quando você fala que está orgulhoso do seu filho, o elogia, ele se sente bem consigo mesmo, fazendo isso regularmente, você ajuda a transformá-lo em uma pessoa mais confiante e com uma boa autoestima. Por isso a importância de percebermos nossos filhos e estarmos presentes para percebermos o momento certo de realizar o reforço positivo. O cérebro possui uma área que se chama “área de recompensa”, que quando ele percebe que determinada atitude gera estímulos positivos e bom sentimentos isso o estimula para que realize mais vezes a mesma ação.

       4 – SUA OPINIÃO É IMPORTANTE

Permita que seu filho expresse suas ideias, sem utilizar da imposição, caso não concorde, tente sugerir, por exemplo: “Filho, você não acha que fazendo de outra forma você terá mais sucesso?”. Presta atenção quando ele fala, assim ele entenderá que para você, a opinião dele é importante. Muitas vezes pais tem o dom de falar muito, dar muitas opiniões de como a criança deve agir, e essa atitude muitas vezes não é eficaz pois não ajuda a criança a encontrar seus próprios caminhos, pensamentos, decisões. Assim estamos ajudando a desenvolver na criança o pensamento crítico, estratégico e a chance de ter uma melhor comunicação sobre o que ele pensa e sente sobre determinado assunto. Questione sempre!! O que pensa sobre isso? Como você acha que seria a melhor forma de realizar isso? Como você se sente?…

       5 – VOCÊ SEMPRE PODERÁ CONTAR CONOSCO (SEUS PAIS)

Demonstre o amor que você sente pelo seu filho. Isso faz com que ele tenha a certeza que, aconteça o que acontecer, os pais estarão por perto para ampará-la.  A criança amada é também mais inteligente e feliz. Nunca compare seu filho com ninguém e diga diariamente quão importante e especial ele é para você. Assim você o ajudará a desenvolver uma boa autoestima e maior confiança em si mesmo. Ele se dará conta que não está sozinho e que pode contar com vocês quando quiserem expressar algo positivo ou lidar com algo.

Quer saber mais? Aqui na FashionTeen oferecemos o Programa Kids e Teen Coaching que poderá desenvolver várias habilidades socioemocionais no seu filho, como equilíbrio, autoconfiança, empatia, resiliência, desenvolver receptividade ao invés de reatividade e outras habilidades. Tudo isso com a tia Anna Paula Ramalho, Coach Teen e Kids formada pelo Instituto de Crescimento Infantojuvenil.  Clique aqui para saber mais!

Fashionteen é um espaço criativo que funciona como CONTRATURNO ESCOLAR, na quadra 410 da Asa Sul, em Brasília – DF. Nosso foco é o equilíbrio emocional de crianças e adolescentes, utilizando a #MetodologiaFashionTeen nas modalidades de TEATRO, DANÇA, COSTURA, DESENHO, GINÁSTICA, GASTRONOMIA, ACOMPANHAMENTO ESCOLAR e muito mais!

blank
Instagram
Rolar para cima