Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on pocket
Share on whatsapp

5 Dicas para tornar seu filho um adulto emocionalmente forte

Na vida, todos nós passamos por situações boas e ruins. O que diferencia é o modo como encaramos cada uma delas, essa é a nossa capacidade de lidar com problemas e superar os obstáculos. Ter equilíbrio emocional no mundo em que vivemos é imprescindível para termos bem-estar, assim como crescimento pessoal e profissional. Daí vem a importância de prepararmos nossas crianças a terem equilíbrio emocional desde cedo para estarem prontas para os desafios que a vida irá lhes trazer, não reprimindo as suas emoções e sendo resilientes.

As crianças precisam de um ”modelo” a ser seguido, alguém que dite o que é certo e é errado, estabeleça normas e regras pois é partir dos 9 anos que o indivíduo alcança a consciência moral, entendendo as consequências dos seus atos e agindo conforme seus princípios éticos e morais, é nessa fase que o caráter é construído. E é nos ambientes em que essa criança convive (em casa, escola, inglês, cursos extras…) e com as pessoas que ela se relaciona que essa construção de base é realizada no cérebro.

Listamos 5 dicas de como você pode fazer para tornar o seu filho um adulto emocionalmente forte:

1 – COMPREENDA AS EMOÇÕES DO SEU FILHO

Tente se colocar no lugar do seu filho, mas sob a sua perspectiva, imagine como você se sentiria na situação ao qual ele está passando no momento.

Os sentimentos nos afetam de maneira involuntária e um olhar adulto sintonizado com os afetos das crianças, pode ajudar primeiramente a identificar, depois nomear os sentimentos com elas e assim poder trabalhar o que fazer a partir daquilo que ele sente. Uma criança que identifica seus próprios sentimentos não age por impulso, ela escolhe a melhor maneira de lidar com determinado tipo de situação.

Por isso a importância da conexão, quando estamos conectados com nossos filhos conseguimos acalmá-los em um momento de stress, raiva, frustração e ajudá-los a redirecionar esse sentimento para outros pensamentos e outras atitudes.

2- DEDIQUE SEU TEMPO

Tenha tempo para ajudar seu filho à tomar decisões saudáveis, concentre-se na construção do caráter dele, enfatize a importância de valores como honestidade e empatia.

Esteja disponível quando seu filho precisar. Escute com atenção e demonstre interesse por suas emoções. Muitas vezes, basta escutá-lo, olhar para ele e conversar a respeito de como se sente. Assim, ele entenderá que você está do lado dele.

Use boas perguntas para que seu filho expresse melhor seus sentimentos, como: Como você se sentiu quando isso aconteceu? Se você pudesse ter agido de outra forma como seria? O que você poderia fazer para compensar o fato ocorrido?

Valorize boas atitudes, quando dedicamos tempo de qualidade aos nossos filhos estamos dando a oportunidade de poder ver como reage em determinados momentos e até simular, brincar e aproveitar esses momentos juntos para também construir aprendizados.

3 – ENSINE HABILIDADES PARA CONTROLE DAS EMOÇÕES

Mostre ao seu filho a importância de ser otimista e resiliente perante os problemas. Explique a ele, tomando como exemplo situações do dia a dia, que, infelizmente, não somos imunes aos problemas da vida. Elas estarão presentes na infância e, por isso, é preciso que ele mantenha atitudes positivas desde cedo para que, enfim, saiba lidar melhor com problemas na vida adulta.

Ensine seu filho a lidar com emoções como a raiva, a tristeza e o medo. Quando as crianças entendem seus sentimentos e sabem como lidar com eles, estarão mais preparados para lidar com esses desafios na vida adulta.

Muitas vezes os pais tem medo de dizer não, para não causar frustrações no filho, mas a vivências dessas frustrações na infância são muito importantes, principalmente quando dizemos um não com justificativas e explicações. Ao invés de estar frustrando o seu filho você está o ajudando a ser mais forte e emocionalmente estável para os futuros “nãos” da vida que ele irá receber.

4 – SEJA UM MODELO

A melhor maneira de incentivar o seu filho à ter equilíbrio emocional e desenvolver a força mental é mostrando isso à ele. Forme um ambiente sólido, seguro e propício para o desenvolvimento de filhos emocionalmente saudáveis.

Uma criança é como uma esponja, que absorve tudo aquilo que está a sua volta, nos ambientes em que vive. Portanto, somente quando os pais souberem lidar com as suas próprias dificuldades emocionais conseguirão criar um ambiente positivo para o desenvolvimento infantil.

Criar momentos juntos em família, como refeições juntos, hora de contar histórias, brincar juntos, realizar a rotina do sono, agradecer pelo dia e programar como será o dia seguinte, são ótimas formas para criar elos de energia positiva, amor, conexão e empatia entre todos da família.

5 – OFEREÇA-LHE AUTONOMIA

Deixe que seu filho viva a experiência de algum desconforto e lhe dê a oportunidade para resolver o problema de forma independente permitindo que ele aprenda com os próprios erros. Ensine que os erros fazem parte do processo de aprendizagem, e que é por meio deles que nos aperfeiçoamos, caímos e levantamos, tentamos de novo. Estimule ele a tentar novamente ou reparar o dano que causou, o empodere de forma que ele consiga encontrar suas próprias soluções.  As crianças podem construir a força mental com sucesso aprendendo que podem lidar com suas emoções.

 

Quer saber mais? Aqui na FashionTeen oferecemos o Programa Kids e Teen Coaching que poderá desenvolver várias habilidades socioemocionais no seu filho, como equilíbrio, autoconfiança, empatia, resiliência, desenvolver receptividade ao invés de reatividade e outras habilidades. Tudo isso com a tia Anna Paula Ramalho, Coach Teen e Kids formada pelo Instituto de Crescimento Infantojuvenil.  Clique aqui para saber mais!

Fashionteen é um espaço criativo que funciona como CONTRATURNO ESCOLAR, na quadra 410 da Asa Sul, em Brasília – DF. Nosso foco é o equilíbrio emocional de crianças e adolescentes, utilizando a #MetodologiaFashionTeen nas modalidades de TEATRO, DANÇA, COSTURA, DESENHO, GINÁSTICA, GASTRONOMIA, ACOMPANHAMENTO ESCOLAR e muito mais!

Instagram
Rolar para cima