Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on pocket
Share on whatsapp

6 BRINCADEIRAS PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE

É na infância o momento da vida que começamos a aprender, explorar o conhecimento e aprimorar nosso sentidos, hábitos e preferências. É também nessa fase que é necessário criar estímulos para desenvolver a criatividade e a imaginação das crianças. A criatividade influencia no desenvolvimento da criança e a forma como acontece esse estímulo geram consequências no futuro. Segundo a psicopedagoga Irene Maluf, “uma criança que é estimulada a usar sua imaginação se torna um adulto mais seguro na tomada de decisões e com maior senso criativo na resolução de problemas”.

A seguir, listamos 6 brincadeiras fáceis e simples para estimular a criatividade das crianças, e que pode ser um momento para a família toda brincar e se divertir:

  • CAÇA AO TESOURO

A caça ao tesouro nada mais é do que combinar com as crianças que elas vão precisar encontrar alguma coisa em casa (o tesouro) e para isso vão precisar decifrar pistas. As dicas podem ser mais fáceis ou difíceis variando de acordo com a idade da criança.

  • FAZER UM DIY DA INTERNET

O DIY significa “DO IT YOURSELF” que quer dizer “FAÇA VOCÊ MESMO”. A atividade consiste em criar, produzir ou reformar objetos e itens diversos por conta própria, sem a necessidade de contratação de um profissional. Na internet existe uma infinidade de “diy” basta pesquisar algum nicho que seja interessante para o seu filho. O interessante é utilizar somente materiais que vocês já possuem em casa.

  • DESENHAR, PINTAR, ATUAR E CANTAR

A arte tem um papel importante no desenvolvimento infantil. É uma forma que a criança tem para se expressar e se comunicar. Desenhar, pintar, atuar ou cantar estimula a criatividade, além de trazer inúmeros benefícios como o desenvolvimento da coordenação mental e motora, da cognição e do senso crítico.

  • CUSTOMIZAÇÃO DE ROUPAS E SAPATOS

Para estimular a criatividade também em crianças mais velhas, podemos utilizar da customização, que é basicamente escolher uma peça de roupa ou sapato que não usamos mais para transformá-la em algo totalmente novo, exclusivo e personalizado com o nosso estilo. Alguns exemplos que estão super em alta é fazer uma peça de roupa tie dye ou utilizar imagens de séries, desenhos ou filmes que a criança gosta, o importante é soltar a imaginação!

  • AVENTURA EM CASA

Para criar uma “aventura em casa” você deve soltar a imaginação, você pode utilizar coisas que tem em casa, por exemplo, a criação de um forte de travesseiros na sala ou até mesmo brincadeiras que geram um custo muito baixo como guerras de balões d’água no quintal.

  • JOGOS DE TABULEIRO

É uma diversão para toda a família e uma ótima oportunidade para reunir todos. Com esses jogos você treina o pensamento estratégico, a memória e a capacidade de lidar com frustrações. Podemos citar alguns exemplos de jogos de tabuleiro interessantes e clássicos como banco imobiliário, imagem e ação e detetive.

Esperamos que tenham gostado e aproveitado das dicas que separamos hoje e se você tiver uma ideia de brincadeira que estimula a criatividade deixa ela aqui nos comentários.

Instagram
Rolar para cima