Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on pocket
Share on whatsapp

5 BENEFÍCIOS DAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS NA INFÂNCIA

A arte está presente em muitos momentos da nossa vida, ela contribui para o nosso desenvolvimento motor, cognitivo, emocional, social e pessoal.

É importante associarmos à vida as atividades artísticas, pois elas trazem diversos benefícios para a nossa saúde mental e física, e encontrar práticas de atividades que nos proporcionam prazer e bem-estar são fundamentais para uma vida saudável. Quando inserimos a arte logo na infância, os ganhos se estendem pela vida toda. Dentre os inúmeros benefícios que as atividades artísticas nos proporcionam, iremos citar cinco:

  • Criatividade

Apreciar a arte é uma ótima forma da criança ter contato com referências artísticas e inspirações, além de adquirir senso crítico e noções de estética.  A arte ajuda os pequenos a explorar a imaginação e a interpretar o mundo ao seu redor.

  • Comunicação e Expressão

A expressão das emoções é de extrema importância para o desenvolvimento social e pessoal, principalmente na infância, que é quando nós começamos a tomar conhecimento das nossas atitudes e sentimentos. A arte é uma excelente ferramenta para crianças se comunicarem, seja através de um desenho, de uma música, de uma peça teatral, etc. É por meio dessas formas de expressão artística que as crianças manifestam sentimentos e pensamentos que ainda não conseguem verbalizar.

  • Coordenação Motora

Atividades como desenho, pintura e artesanato além de exercitar a criatividade, são ótimas maneiras de desenvolver a coordenação motora da criança. Usar o dedo indicador e o polegar, em um movimento de pinça, é resultado do desenvolvimento da coordenação motora fina. As artes corporais como a dança, ginástica, teatro, etc, também ajudam, já que desenvolvem o equilíbrio, a flexibilidade e a resistência.

  • Trabalho em equipe

Utilizar a arte na educação infantil com atividades coletivas como teatro, música ou pinturas em grandes painéis, contribui para a capacidade de trabalhar em equipe, assim como o desenvolvimento intrapessoal e interpessoal além de ensinar para a criança que todos tiveram a sua contribuição para obter o resultado desejado, mostrando a importância do trabalho em equipe.

  • Autoconhecimento

Por meio das atividades artísticas é possível ampliar o autoconhecimento. Afinal, essas atividades são capazes de fazer com que crianças conheçam o próprio corpo, descubram suas habilidades e limitações, melhorando assim a expressão e aprendendo a controlar a linguagem corporal.

 

Quer saber mais? Aqui na FashionTeen oferecemos o Programa Kids e Teen Coaching que poderá desenvolver várias habilidades socioemocionais no seu filho, como equilíbrio, autoconfiança, empatia, resiliência, desenvolver receptividade ao invés de reatividade e outras habilidades. Tudo isso com a tia Anna Paula Ramalho, Coach Teen e Kids formada pelo Instituto de Crescimento Infantojuvenil Clique aqui para saber mais!

Instagram
Rolar para cima