Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on pocket
Share on whatsapp

5 dicas para melhorar a concentração

Quando nós sentamos para estudar ou fazer qualquer outra atividade que exige concentração é muito fácil se deixar levar pelos obstáculos das distrações externas como os celulares e televisões. Mas manter o foco com disciplina é muito importante se quisermos conseguir êxito nas nossas atividades. A seguir, listamos algumas dicas para ajudar a melhorar a concentração:

1 – Crie uma rotina

Estabeleça horários para cada atividade do dia e mentalize o que deverá ser feito. Nos estudos, crie um cronograma das matérias que você irá estudar durante a semana, organize todo o conteúdo que deverá ser visto e o material que será utilizado. Com a criação da rotina, e esse “ritual” diário o seu cérebro começa a se acostumar que aquele é um momento de estudo.

2 – Mantenha-se bem alimentado e hidratado durante todo o dia

É necessário ter energia para ter um bom rendimento, sentir fome ou sede é um grande motivo para descontração. Atente-se a quantidade de alimento ingerida, pois comer em excesso pode causar sonolência. Mantenha uma alimentação saudável e balanceada.  Procure alongar-se também em alguns intervalos de tempo.

3 – Elimine a bagunça e o desconforto

Primeiramente procure um local adequado, com espaço e iluminação suficientes para que você se sinta confortável para efetuar a tarefa. É importante que o seu ambiente de estudos ou trabalho esteja organizado e com os materiais que serão utilizados com fácil acesso. Elimine qualquer distração do ambiente.

4 – Estude em blocos de tempos, faça pausas

Uma técnica bastante interessante que é usada para ajudar na concentração é a Técnica Pomodoro, que consiste em efetuar a atividade durante vinte e cinco minutos ininterruptos e descansar durante cinco minutos, repetindo essa técnica por quatro vezes até completar duas horas. Com os intervalos, seu cérebro vai estar recarregado e pronto para manter a concentração funcionando.

5 – Não tente fazer duas coisas ou mais ao mesmo tempo

Quando iniciamos uma atividade antes de terminar a outra, nosso cérebro entende que pode mudar de foco. Para manter-se concentrado é importante efetuar uma atividade de cada vez.  Fique off-line, o celular é uma grande fonte de distração, caso esteja estudando ou trabalhando utilizando o celular, é aconselhado que desative as notificações.

 

Fashionteen é um espaço criativo que funciona como CONTRATURNO ESCOLAR, na quadra 410 da Asa Sul, em Brasília – DF. Nosso foco é o equilíbrio emocional de crianças e adolescentes, utilizando a  #MetodologiaFashionTeen nas modalidades de TEATRO, DANÇA, COSTURA, DESENHO, GINÁSTICA, GASTRONOMIA, ACOMPANHAMENTO ESCOLAR e muito mais! Saiba mais no telefone/whatsapp (61) 99161-1596

Instagram
Rolar para cima