Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on pocket
Share on whatsapp

Por que desenvolver autonomia é tão importante?

Estimular a autonomia das crianças é imprescindível para que elas se tornem adultos com maior poder de decisão, independentes, capazes de resolver problemas e equilibrados emocionalmente.

É muito importante incentivar o poder de escolha das crianças desde cedo para definir a personalidade, porém se deve mostrar que para toda escolha existe uma consequência. Os pais devem deixar que algumas pequenas tarefas sejam feitas pelos filhos, contribuindo para o desenvolvimento do senso de responsabilidade.

Há inúmeros benefícios de se desenvolver autonomia, a seguir listamos alguns deles:

1 – Traz independência

É importante que você sempre encoraje seu filho para que ele faça o que é capaz de fazer sozinho, pois com o estímulo da independência, o crescimento se torna mais saudável e a criança adquire aprendizados que serão úteis pelo resto da vida. Estimular a independência infantil é um modo de formar cidadãos que serão ativos na sociedade,

2 – Inteligência Emocional

Na infância é preciso aprender a lidar com as frustrações e entender que nem tudo acontece da forma que queremos ou como esperamos, levando assim a construção de um adulto equilibrado e inteligente emocionalmente. É interessante também ensinar que as crianças devem reconhecer seus erros, sem transferir a culpa para os outros.

3 – Estimula a autoconfiança e a persistência

Quanto mais uma criança confia em si mesmo, encontrará maior facilidade em se expressar. É válido ressaltar que a superproteção dos pais muitas vezes causa uma grande limitação nas crianças através do medo e dependência o que é prejudicial para o desenvolvimento infantil. Crianças superprotegidas podem se tornar pessoas frágeis, que tem medo de ousar e de experimentar novos desafios. Encoraje seu filho a fazer algumas ações sozinho, estimulando a persistência para obter o sucesso.

4 – Desenvolve melhor e mais rapidamente sua cognição

Outro benefício que a independência pode trazer é o estímulo do desenvolvimento cognitivo. Quando a criança é incentivada a lidar com seus problemas, ela aprende a pensar e encontrar soluções, por mais simples que sejam os desafios.

5 – Melhora a capacidade de interação com outras pessoas

Uma criança autônoma desenvolve uma maior facilidade de interação com outras pessoas. É importante que haja estímulo para que a criança auxilie o próximo e desenvolva a capacidade de se colocar no lugar e respeitar o outro, trabalhando assim a empatia.

Segundo o método Montessori, uma criança autônoma é uma criança com maturidade e consequentemente uma criança feliz!

——————————————————————————

Quer saber mais? Aqui na FashionTeen oferecemos o Programa Kids e Teen Coaching que poderá desenvolver várias habilidades socioemocionais no seu filho, como equilíbrio, autoconfiança, empatia, resiliência, desenvolver receptividade ao invés de reatividade e outras habilidades. Tudo isso com a tia Anna Paula Ramalho, Coach Teen e Kids formada pelo Instituto de Crescimento Infantojuvenil Clique aqui para saber mais!

——————————————————————————

Fashionteen é um espaço criativo que funciona como CONTRATURNO ESCOLAR, na quadra 410 da Asa Sul, em Brasília – DF. Nosso foco é o equilíbrio emocional de crianças e adolescentes, utilizando a #MetodologiaFashionTeen nas modalidades de TEATRO, DANÇA, COSTURA, DESENHO, GINÁSTICA, GASTRONOMIA, ACOMPANHAMENTO ESCOLAR e muito mais!

Instagram
Rolar para cima