Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on pocket
Share on whatsapp

5 FRASES QUE NÃO DEVEM SER DITAS A UMA CRIANÇA

blank

As palavras que ouvimos durante a vida nos marcam e têm consequências, que podem ser positivas ou negativas. Quando é dito algo inadequado, isso pode machucar para toda a vida, por isso é importante tomar cuidado com palavras e frases de forma a termos uma comunicação mais positiva e que gere conexão com nossos filhos. Algumas frases devem ser evitadas ao máximo de serem ditas pelos pais, são elas:

1 – NÃO CHORE

Lidar com o choro infantil é um tanto quanto incômodo, porém, é importante que os pais deixem a criança extravasar sua dor. Quando pedimos para a criança não chorar, estamos dizendo que ela deve reprimir a sua dor e as suas emoções, o que pode levá-la a achar que os seus sentimentos e as suas dores não são importantes.

2 – VOCÊ NÃO VAI CONSEGUIR

Essa frase não valoriza o esforço que a criança está tendo para executar determinada ação, além de afetar negativamente a sua autoestima. As crianças necessitam da validação principalmente dos pais para criar sua autoimagem.

3 – SE VOCÊ FIZER TAL COISA, TE COMPRO O QUE ME PEDIU

Esse tipo de comunicação é uma chantagem emocional e a criança aprende que fazendo o que lhe foi imposto sempre haverá um tipo de recompensa, então ela irá sempre realizar o que foi pedido esperando algo em troca. Essa frase é apenas uma estratégia momentânea para conseguir que seu filho faça algo.

4 – NÃO FEZ MAIS QUE A SUA OBRIGAÇÃO

Novamente é válido ressaltar que as crianças precisam da validação externa para criarem sua autoimagem. Quando seu filho executa algo com sucesso e você fala que ele não fez mais que a obrigação você não está reconhecendo o importante avanço pelo qual ele está passando e que pode significar muito para ele. O elogio é um carinho para os ouvidos, é o maior estímulo para que ele continue a estudar, fazendo com zelo e com capricho.

5 – PORQUE VOCÊ NÃO É COMO O SEU IRMÃO?

Essa frase é uma bomba-relógio, pois essa comparação gera competição e rivalidade entre os irmãos. A criança que vê o irmão como modelo, pode se sentir frustrada se não for “igual o irmão” e isso afetará diretamente a sua autoestima, além do sentimento de favoritismo.

——————————————————————————————————————————

Quer saber mais? Aqui na FashionTeen oferecemos o Programa Kids e Teen Coaching que poderá desenvolver várias habilidades socioemocionais no seu filho, como equilíbrio, autoconfiança, empatia, resiliência, desenvolver receptividade ao invés de reatividade e outras habilidades. Tudo isso com a tia Anna Paula Ramalho, Coach Teen e Kids formada pelo Instituto de Crescimento Infantojuvenil.  Clique aqui para saber mais!

Fashionteen é um espaço criativo que funciona como CONTRATURNO ESCOLAR, na quadra 410 da Asa Sul, em Brasília – DF. Nosso foco é o equilíbrio emocional de crianças e adolescentes, utilizando a #MetodologiaFashionTeen nas modalidades de TEATRO, DANÇA, COSTURA, DESENHO, GINÁSTICA, GASTRONOMIA, ACOMPANHAMENTO ESCOLAR e muito mais!

 

Referências

1 – https://soumamae.com.br/10-frases-nao-dizer-ao-filho/

2 – https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2019/12/20-frases-que-voce-nao-deveria-dizer-para-o-seu-filho-e-por-que.html

3 – https://riocoaching.com.br/cinco-frases-comuns-que-nao-devem-ser-ditas-a-uma-crianca/

blank
Instagram
Rolar para cima