Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on pocket
Share on whatsapp

5 DICAS PARA INCENTIVAR AS CRIANÇAS A FAZEREM ATIVIDADES FÍSICAS

A prática de exercícios físicos desde a infância possui inúmeros benefícios como o auxílio na interação social, desenvolvimento da coordenação motora, do equilíbrio, melhora da saúde física e mental, menor risco de obesidade, aumento da autoestima entre outros.

Desde os primeiros anos de vida é importante encorajar a criança a realizar atividades motoras e que sejam divertidas, sejam elas, brincadeiras, atividades esportivas, exercícios, o essencial é que sejam prazerosos para a criança. Muita atenção em relação a idade da criança e quais atividades são ideais para a fase de crescimento em que ela está. A seguir, listamos 5 dicas para incentivar as crianças a realizarem atividades físicas.

1 – PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM FAMÍLIA

Torne o exercício algo que toda a família pode participar, em um momento de fortalecimento de laços familiares. Reconheça a importância da prática de exercícios regularmente e seja o exemplo, levando a prática de exercício a ser parte da rotina da família.

2 – TORNE O MOMENTO AGRADÁVEL

Não pressione nem obrigue seu filho para que ele realize determinada atividade, isso pode desestimulá-lo. Faça com que esse momento seja divertido e leve, dê risadas, coloque uma música que vocês gostam, faça com que o ambiente seja agradável e estimulante.

3 –  APRESENTE DIVERSOS ESPORTES

Apresente os esportes propícios para a idade do seu filho e deixe que ele escolha a atividade que mais gosta de realizar. É interessante colocá-lo em aulas específicas para ajudar na criação dessa rotina, afinal quando fazemos o que gostamos, torna-se um estímulo para a realização da atividade regularmente.

Caso a criança não apresente preferência por nenhum tipo de esporte, vale ressaltar a importância dos pais observarem o nível de sedentarismo do filho e estimulá-lo de outras formas, como dançando, realizando um jogo e etc.

4 – CONVERSE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS

Converse com a criança sobre a necessidade que temos de realizar exercícios regularmente. Fale sobre os pontos positivos, tanto no aspecto físico quanto no cerebral e nas relações sociais. Deixe que seu filho mesmo reconheça a importância da prática de exercícios, assim ele terá uma motivação maior para começar.

5 – FAÇAM EXERCÍCIOS AO AR LIVRE  

As brincadeiras e exercícios ao ar livre são de extrema importância, pois trabalham o desenvolvimento da criatividade, agilidade, concentração, raciocínio lógico e a socialização. As crianças são curiosas e estarem ao ar livre as levam a conhecer o meio em que vivem e as diferentes estruturas e superfícies. A prática de exercícios ao ar livre também traz benefícios para o sistema imunológico.

——————————————————————————————————————————

Quer saber mais? Aqui na FashionTeen oferecemos o Programa Kids e Teen Coaching que poderá desenvolver várias habilidades socioemocionais no seu filho, como equilíbrio, autoconfiança, empatia, resiliência, desenvolver receptividade ao invés de reatividade e outras habilidades. Tudo isso com a tia Anna Paula Ramalho, Coach Teen e Kids formada pelo Instituto de Crescimento Infantojuvenil.  Clique aqui para saber mais!

Fashionteen é um espaço criativo que funciona como CONTRATURNO ESCOLAR, na quadra 410 da Asa Sul, em Brasília – DF. Nosso foco é o equilíbrio emocional de crianças e adolescentes, utilizando a #MetodologiaFashionTeen nas modalidades de TEATRO, DANÇA, COSTURA, DESENHO, GINÁSTICA, GASTRONOMIA, ACOMPANHAMENTO ESCOLAR e muito mais!

——————————————————————————————————————————

Referências

https://educador.brasilescola.uol.com.br/comportamento/incentivando-pratica-esporte-na-infancia.htm

https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/esporte-infantil.htm

https://www.davita.com.br/servicos-medicos/davita-saude/atividade-f%C3%ADsica-para-crian%C3%A7as/

Instagram
Rolar para cima